Download Resume
Full name

mariana mansur

Title

direção de arte, ilustração e produção

Location

Rio de Janeiro, Brazil

Blurb

Mariana Mansur collects works as a designer, illustrator, artist and producer.

Biography

Mariana Mansur, como a maioria dos artistas contemporâneos, não se limita a operar na sua área de origem, o design. Formada em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ, coleciona trabalhos como designer, artista plástica, ilustradora e produtora.

Coordenou o departamento de Visual Merchandising das marcas Cantão, Redley e Bisi, entre 2012 a 2019, desenvolvendo um trabalho de experiência de marca no ponto de venda físico. Também trazia referências para a criação de vitrines da coleção, desenvolvia ambientações para lojas e eventos, curadoria de objetos, projetos especiais para destacar as marcas no atacado, coordenação de calendários e organização da equipe. No varejo também atuou como prestadora de serviços de design e visual merchadising para as marcas Sacada, Oh, Boy!, Weeboo, MMUDE, Zinzane, entre outras. 

Como produtora trabalhou na parte de concepção, pré-produção e execução em eventos como: No princípio era a roda (CCBB-RJ, 2010), Festas do Galo (2004-2010), Terreiro do Galo, Pagode do Biro e Festa Rio de Maio. Faz parte do coletivo QTV onde produziu eventos como: Festival Circo Digital, no Circo Voador (2013); Quintavant na Cinemateca (2014); Quintavant no CCSP (2015 e 2016); Circuito Sítio-Quintavant na Biblioteca Parque Estadual (2015) - em parceria com a Comuna -; Ocupação Quintavant Sala Funarte Sidney Miller (2015); Ocupação Audo Rebel / Quintavant na Biblioteca Parque Estadual e Centro Municipal de Artes Helio Oiticica (2016); Festival Audio Rebel Intrumental (2017, 2018); Festival Antimatéria (2013, 2016, 2018 e 2019). Também produziu shows fora do Rio, como: Meu Reino Não É Deste Mundo (SP, 2017) e Quintavant na Virada Cultural com os shows de Negro Leo e Metá Metá + Tantão e os Fita (SP, 2018), além de shows internacionais, como: Terry e Gyan Riley (Sala Mário Tavares, RJ, 2017), Lee Ranaldo (Teatro Odisseia e VOID, RJ, 2017 e Teatro Ipanema, 2016), Arto Lindsay e Paal Nilssen-Love (Teatro Ipanema, 2016), Orquestra Large Unit (Funarte, 2016).

Na área de programação visual, destaca-se a identidade visual e material gráfico para projetos culturais diversos. Incorpora suas ilustrações em muitos destes trabalhos, geralmente em flyers e projetos mais autorais, como os ligados à música. Também como ilustradora, criou adesivos para a exposição Geckonidae na Via Manzoni, em Ipanema; pintou uma bicicleta no evento "Eu amo pedalar" e criou uma ilustração e uma pintura ao vivo para vitrine da coleção de verão 2011, Movimento, ambos para Cantão.

Na área de exposições seus trabalhos mais expressivos foram Andy Warhol Motion Pictures, Roy Lichtenstein Vida Animada e Encontros com o modernismo, com o acervo do Stedelijk Museum, de Amsterdam, todas ocorridas no MAM/RJ.

Atualmente desenvolve também sua própria grife, a Airumã, composta de produtos pintados à mão, exclusivos, assinados e datados, onde demonstra de forma mais expressiva seu vocabulário de formas e volutas, cheias de referências à arte mexicana, andina e brasileira.

Elsewhere